Newsletter nº 3

Como a Luz pode influenciar a Cor?

Rigor é o lema que nos acompanha. Desta forma, a GLOMA®, Lda dispõe de uma cabine de luz automática no laboratório de afinação de tintas, existindo a possibilidade do cliente escolher a fonte de luz para a avaliação das cores.

A cor é uma sensação subjectiva causada pela interacção da luz com os materiais. É dependente, essencialmente, de três factores: fonte de luz, objecto e observador.

Avaliar cores visualmente, requer duas constantes fixas – ângulo de visão e iluminação.

Para garantir um controlo colorimétrico com maior precisão e qualidade, adquirimos esta cabine de luz, que foi desenvolvida para reduzir as variações nas análises visuais de cores. A cabine tem um padrão de cor interno neutro que não interfere cromaticamente com o observador.

Contudo existem muitas fontes de luz disponíveis que emitem energia de forma diferente. A iluminação influencia directamente a cor dos objectos, apresentando assim mudanças significativas na aparência quando submetidos a fontes luminosas diferentes. Para reduzir esta complexidade, foram padronizadas algumas fontes para certas aplicações.

As fontes que temos disponíveis são:

  • D65 – Luz do dia a 6500K, amplamente usada em colorimetria.
  • D50 – Luz do dia a 5000K, usada em artes gráficas.
  • A – ?Iluminação incandescente típica em residências e escritórios (luz doméstica).
  • TL84 – Iluminação fluorescente típica em lojas (luz de loja).
  • UV – Iluminação necessária para pigmentos fluorescentes e fosforescentes.

A fonte D65, de acordo com as normas actuais, é a fonte standard para avaliação de cores na maioria das aplicações, especialmente na indústria têxtil. Portanto, se não solicitadas outras, esta será a luz utilizada, por defeito, para a formulação de cores na GLOMA®.